(11) 3207-7618

Institucional

Institucional

A Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) é uma organização sindical com visão contemporânea, que busca maior articulação e fortalecimento da mobilização dos que trabalham nos nossos setores. A entidade é decorrente da ampliação da Federaluz (Federação dos Empregados nas Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Eletricidade no Estado de São Paulo), que representava, desde 1990, os Sindicatos que militavam na área de energia no Estado de São Paulo.

A Federação tem como principal objetivo garantir os direitos, defender os interesses dos trabalhadores e fortalecer a ação sindical, articulando e organizando todos os Urbanitários do Brasil nas ações dos setores de energia, água e meio ambiente, com atuação política proativa e participativa, contribuindo de maneira mais concreta e eficiente para implementar as transformações sociais e fortalecer as relações trabalhistas.

Os trabalhadores em energia, água e meio ambiente têm papel essencial e preponderante na melhoria da qualidade da vida e no fortalecimento da cidadania, através da prestação direta de serviços essenciais e pelo engajamento político ou na luta pela conservação e preservação do Planeta de modo justo e sustentável. Por isso, além do âmbito trabalhista, atua na defesa dos bens naturais e essenciais para a sustentabilidade, como a água, flora e fauna.

Baseada em preceitos de cidadania e ética, a Fenatema é autônoma e sem filiação com partidos políticos e centrais sindicais. Desta forma, possibilita agregar diferentes visões e experiências, importantes fatores para constituir e fortalecer uma Federação capaz de apoiar continuamente todos os trabalhadores em energia, água e meio ambiente, indistintamente.

Compromissada com os valores e princípios da classe trabalhadora, é defensora intransigente de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente e de uma economia ambientalmente sustentável. Além disso, oferece oportunidades de desenvolvimento político, pessoal e profissional aos dirigentes e assessores sindicais, trabalhadores e lideranças comunitárias, além de espaço democrático para a discussão e elaboração de propostas de interesse da classe trabalhadora.

A Fenatema tem a convicção que o futuro das novas gerações depende diretamente do respeito aos direitos humanos e sindicais dos trabalhadores e da preservação e uso responsável das riquezas naturais do nosso país.