(11) 3207-7618

Editorial: 37ª NR - Saneamento

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

A direção da FENATEMA identificando a necessidade de avançar na regulamentação da atividade afim de melhorar as condições dos trabalhadores relativos a Saúde e Segurança decide num Esforço Nacional juntar todos os nossos quadros para desenvolver uma Proposta da NR do Saneamento.

Esta iniciativa trará clareza aos riscos que estes profissionais estão expostos e propiciara uma atuação continua na melhoria e desenvolvimento dos profissionais em saneamento.

Vale lembrar que na década de 70 o Brasil tinha o título de “campeão mundial em acidentes de trabalho”, e ao longo destes mais de 40 anos, 36 NR´s (normas regulamentadoras) foram colocadas em pratica, garantindo assim a segurança dos trabalhadores.

Neste sentido a FENATEMA, representante de trabalhadores em energia, agua e meio ambiente, analisando dados estatísticos obtidos através dos sindicatos filiados observou um grande número de acidentes de trabalho com os trabalhadores em saneamento, e a partir destes dados elaborar o texto técnico base da NR do saneamento, que será apresentada ao Ministério do Trabalho, onde segundo o que diz a legislação, uma comissão formada por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores decidirão sobre a NR. Para se criar uma NR é necessário observar: Demandas da sociedade, necessidades apontadas pela inspeção do trabalho, compromissos internacionais e estatísticas de acidentes e doenças.

Esta é nossa iniciativa que tem por objetivo dar o passo definitivo na construção dessa importante regulamentação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Eduardo Annunciato – Chicão

Presidente da FENATEMA

VOLTAR ÀS NEWS