(11) 3207-7618

STIEESP - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015

STIEESP - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo

História

Energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação.

E no Brasil, país de dimensões continentais, os desafios são imensos e cada vez mais o setor de energia elétrica ganha um papel estratégico na condução do crescimento econômico.

Atualmente, está nas mãos dos mais de 230.000 trabalhadores do setor, a responsabilidade pela gestão e manutenção desse sistema.

Passamos por momentos turbulentos, na década de 90, a privatização e a falta de investimentos levaram o setor a viver momentos muito difíceis.

Nosso sindicato foi fundado no ano de 1945, mais precisamente em 4 de setembro, logo após o término da II Guerra Mundial, momento importante para a democracia mundial, em um contexto de reorganização dos trabalhadores brasileiros com o fim do Estado Novo.

Com vocação para o sucesso, em dezembro do mesmo ano nosso Sindicato alcançou a primeira conquista de peso para a categoria dos eletricitários: o Abono de Natal para os trabalhadores da Light.

Mas nossa luta não foi só isso, apenas anos mais tarde, em 1963, por meio de lei específica, este benefício pioneiro dos eletricitários tornou-se um direito para todos os trabalhadores brasileiros, rebatizado como 13º salário.

Com mais de 60 anos de história, inúmeras foram às vitórias do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e isso fazem da nossa categoria uma das mais fortes e atuantes do País.

Mas nem todas as nossas conquistas trabalhistas e sociais são para todas as classes, algumas são exclusivas dos eletricitários e outras servem apenas de parâmetro para as demais categorias.

Vale a pena lembrarmos algumas delas, como o abono de Natal mais conhecido como o 13º salário, férias de 30 dias, semanas de cinco dias, gratificação de férias, redução da jornada de trabalho, adicional de periculosidade, estabilidade para gestante, representante sindical com estabilidade, direito de greve, plano de cargos e salários, incentivo à aposentadoria, cesta básica, vale refeição, lanche matinal, auxílio creche, adicional por tempo de serviço, garantia de emprego, plano de saúde e complementação de aposentadoria.

Por todas estas conquistas e pela participação em momentos decisivos da vida sindical e do País é que o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo é tão respeitado no Brasil e no exterior.

Temos um grande patrimônio, uma história construída pelo valente trabalho da categoria e estamos atentos às mudanças que estão ocorrendo.

Por isso, hoje, viramos apenas mais uma página, continuaremos a escrever nossa história de lutas e conquistas.

Obrigado trabalhador eletricitário, mostramos nossa força.

Os caminhos futuros estão aí, vamos à luta.

Afinal, seguimos todos, Juntos na luta, até a vitória. Sempre.

www.eletricitarios.org.br

VOLTAR ÀS NEWS