A Fenatema e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) marcaram presença nos dias 16 e 17 de outubro no evento “Participação Social na Agenda de Ação COP30”, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília. O encontro reuniu representantes de movimentos sociais, entidades sindicais, fóruns de participação social da Amazônia Legal e ministros de Estado, com o objetivo de consolidar as contribuições da sociedade civil para a Agenda de Ação da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Pela CNTI, estiveram presentes o presidente José Reginaldo Inácio e diretores da entidade, enquanto a Fenatema foi representada por seu presidente, Eduardo Annunciato (Chicão), que também atua como diretor de Educação da CNTI. Entre os temas debatidos estavam a transição energética e industrial, a gestão sustentável de florestas e biodiversidade, a transformação da agricultura e sistemas alimentares, cidades e infraestrutura resilientes, o desenvolvimento humano e social, além de catalisadores como financiamento, tecnologia e capacitação.
Para Chicão, a presença ativa do movimento sindical nos debates é fundamental:
“Enquanto muitos se perdem em fake news e discussões vazias, seguimos firmes construindo soluções com participação social. O trabalhador precisa ser protagonista em todos os projetos estatais e debates institucionais. Nosso papel é defender o interesse da classe trabalhadora, garantindo empregos, proteção social e valorização do trabalho.”
A participação da Fenatema reforça o compromisso do movimento sindical com a defesa de políticas públicas que articulam desenvolvimento sustentável, justiça climática e inclusão social, em especial no setor de saneamento. A presença das entidades nos fóruns de preparação para a COP30 demonstra que a sociedade civil organizada e os trabalhadores estão atentos e engajados na construção de soluções para os desafios climáticos e sociais do país.
O encontro também destacou a importância da participação social como marca do Brasil na arena internacional, garantindo que os debates contemplem a voz dos povos da Amazônia, trabalhadores, movimentos sociais e organizações populares.
Acesse o site da Fenatema
https://fenatema.org.br/
Siga nossas redes sociais:
Facebook –facebook.com/fenatema
Instagram – instagram.com/fenatema
Já se inscreveu no YouTube?
https://www.youtube.com/@fenatemabrasil