A FENATEMA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) parabeniza o SINDAEL pela conquista do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente ao PPR (Programa de Participação nos Resultados) 2024/2025 com a Sanepar. O resultado desse processo coletivo e democrático é a garantia do pagamento do PPR no valor líquido de R$ 16.078,23 por trabalhador, já com os descontos de Imposto de Renda, a ser efetuado no próximo dia 30 de junho.
A proposta foi aprovada pela maioria da categoria durante as assembleias realizadas pelo sindicato, reafirmando o compromisso do SINDAEL com a transparência e a escuta ativa dos trabalhadores. Durante o processo, o sindicato promoveu consultas por meio de questionários para entender de forma mais aprofundada a percepção dos empregados em relação à postura da empresa nas negociações.
Além da assinatura do ACT, o SINDAEL encaminhou à Sanepar um documento com os resultados dessa escuta. Os dados revelam um cenário preocupante: os trabalhadores relataram sentimentos de desvalorização profissional e apontaram que a empresa demonstra falta de sensibilidade quanto às reais condições de trabalho.
Para o presidente do SINDAEL, Marco Santana, o resultado da pesquisa é um alerta que não pode ser ignorado.
“A percepção demonstrada pelos empregados quanto à postura da empresa e ao sentimento de desvalorização profissional revela um cenário de insatisfação que precisa ser enfrentado com seriedade e responsabilidade.”
O presidente da FENATEMA, Eduardo Annunciato (Chicão) reforça:
“O pagamento da Participação nos Resultados é um direito importante, mas não substitui a necessidade de ações concretas de valorização, melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional.”
“O desempenho coletivo não pode ser medido por metas que desconsideram a complexidade do trabalho e os desafios enfrentados diariamente. Queremos e precisamos de mais respeito, mais diálogo e mais reconhecimento”, afirma Marco Santana, destacando que o Sindicato já se mobiliza para garantir avanços nas metas do próximo ciclo do PPR da Sanepar.
A FENATEMA reafirma seu apoio à luta do SINDAEL e à organização dos trabalhadores da Sanepar, que seguem firmes na defesa de seus direitos. Esta conquista é fruto da mobilização e da persistência sindical — e serve de exemplo para toda a categoria no setor de saneamento.
Além da análise da proposta, o SINDAEL consultou os trabalhadores sobre temas essenciais. A seguir, apresentamos os resultados e nossa análise:
Perguntados sobre como os empregados avalia a atuação do sindicato na negociação do PPR?
- Boa: 159 votos (54%)
- Regular: 108 votos (37%)
- Ruim: 26 votos (9%)
A maioria absoluta dos trabalhadores reconhece a atuação do Sindael como boa, reforçando a confiança na representação do sindicato. Os que avaliaram como regular também indicam uma percepção de diálogo e esforço, mesmo que com margem para melhorias. O índice de crítica negativa é pequeno, o que mostra uma atuação amplamente aprovada.
Também perguntamos como os trabalhadores avalia a postura da empresa na negociação do PPR?
- Comprometida: 41 votos (14%)
- Razoável: 167 votos (57%)
- Indiferente: 85 votos (29%)
Este dado deve acender um alerta na Sanepar, pois a maioria considerou a postura da empresa apenas razoável, o que demonstra que, embora tenha havido negociação e avanço, ainda falta mais comprometimento e transparência por parte da Sanepar. Quase 1 em cada 3 empregados percebeu indiferença, o que é um alerta importante sobre o distanciamento da empresa frente às demandas dos trabalhadores.
Questionador sobre se sente que a empresa valoriza o seu trabalho, os trabalhadores responderam:
- Sim: 58 votos (20%)
- Em parte: 158 votos (54%)
- Não: 77 votos (26%)
Apenas 1 em cada 5 trabalhadores se sente plenamente valorizado. Mais da metade sente valorização parcial, o que indica que existem iniciativas pontuais, mas que não são suficientes para gerar um sentimento de reconhecimento pleno. Quase um terço dos empregados não se sente valorizado, revelando uma insatisfação relevante e que precisa ser enfrentada da Companhia.
Sobre o tema principal da assembleia, questionados de aprovam a proposta de PPR apresentada pela Sanepar, e a taxa assistencial de 1% responderam:
- Sim: 229 votos (78%)
- Não: 64 votos (22%)
A aprovação expressiva mostra que a categoria entendeu a proposta como positiva, mas que poderia melhorar diante do contexto atual. A aceitação da taxa assistencial também demonstra confiança na estrutura sindical e no trabalho que o Sindael desenvolve em prol dos trabalhadores.
📲Accesse o site da Fenatema
🔗 https://fenatema.org.br/
Siga nossas redes sociais:
✅ Facebook –facebook.com/fenatema
✅ Instagram – instagram.com/fenatema
Já se inscreveu no YouTube?
https://www.youtube.com/@fenatemabrasil